h1

Sobre novas do Rock?

novembro 22, 2007

rockers-gde.gifO mundo do rock é muito chato. As bandas, logo suas gravadoras, fazem o que querem, as engrenagens da indústria musical parecem não funcionar por um próposito ou objetivo definido. Os fãs ficam a ver navios, aquelas gotinhas de esperança. Ganhamos discos ruins, às vezes bons, um excesso de embriaguez ali, uma overdose acolá, aparecem as paradas prolongadas e inexplicáveis. As coisas podem acontecer por acaso ou planejadas: estafa, pressão, golpe de marketing, sucesso. No final tudo vira catálogo, você pode comprar o último do Bob Gruen.

Os últimos casos são inquietantes. Após lançar o derradeiro e maravilhoso disco, Invisível DJ, o Ira! anunciou o fim. A cultuada banda de 26 anos, fundadora do movimento punk no país, não resistiu aos anos de convivência e ao estresse após 4 anos ininterruptos de turnê . O guitarrista Edgard Scandurra, em comunicado oficial, disse que após a saída de Nasi os atuais integrantes da banda se apresentarão como “O Trio” e vão sim levar as composições do Ira! para os shows. Só para constar, Os Mutantes se separaram novamente, anunciaram mais uma, outra formação. Todos já ouviram o disco gravado no Barbican?

O Los Hermanos parou para descansar prestes a entrar em estúdio para a gravação do 5° disco, deixou todo mundo de coba aberta, a mídia cultural brasileira desde então não para de especular a respeito do destino do grupo. Amarante gravando com Devendra Banhart na Califórnia e Camelo pageando Sandy e Júnior no Acústico MTV mais filhodaputa da história da música nacional, inacreditável. Todos aguardam a conclusão dos fatos.
rokces.jpgOs Strokes completam um ano de férias e toda uma legião de adoradores do novo rock está apreensiva, não há data para retorno. O guitarrista do grupo, Albert Hammond Jr, já tem horas marcadas em estúdio para gravar o sucessor do bom e doce Yours to Keep. O Babyshambles, de Pete Dorerty e seu novo disco/novo escândalo Shotter’s Nation/Gimme Atention. E o Arctic Monkeys que pareciam prometer? Quem gostou do último disco do filho de Deus?

Lá em Detroit Jack white, o que consegue fazer tudo e muito bem ao mesmo tempo, parece não se decidir entre o White Stripes, que tem cd novo nas paradas e o Raconteurs, que promete material novo no primeiro semestre do ano que vem. O Interpol antecipou o sepultamento da década que celebrou Nova Iorque e suas festas com o single The Heinrich Maneuver, do bom Our Love to Admire, os ventos parecem mudar na “era moderna” do rock do século XXI. As coisas realmente parecem estar melhores na califórnia, a definição de scandal rock e o sucesso do recém-lançado Blackout de Britney Spears.

Sobra o consolo para os titios e saudosistas, a retomada das bandas falecidas nos States. O Police (incrível!) voltou e têm shows quase esgotados no Brasil em dezembro, o Led Zepellin acabou de entrar em 1° lugar na lista da Billboard com uma música velha e viva, anuncia turnê mundial. Para honrar, The Weirdness, disco que toruxe Iggy e os Stooges de volta.

maria-antonieta-all-star.pngSofia Coppola é dona do novo rock porque põe um All Star em seu filme pop de época? De quem são os milhões de dólares que andam oferecendo para o Morrissey se reunir com os Smiths novamente? Onde anda o Dylan e seu Modern Times? E as correntes penduradas nos jeans de Kurt Cobain? Alguém ouviu o novo do Foo Fighters? Viram Debie Harry por aí, ela está com Lily Allen? Contrataram o Arcade Fire para tocar no Funeral da Amy Winehouse? Vamos nos contentar com Control e I’m Not There, o que dizem de bom sobre About a Son?

Anúncios

3 comentários

  1. Haroldo,

    Encontraste o seu foco. O texto continua sendo ótimo, mas precisa de revisar, pois tem um monte de errinho bobo (“obejetivo”, coba (boca), etc).

    Sobre o assunto, acho que a gente gosta de idealizar o passado, estou cada vez mais convicto disso. Idealizar o passado demais acaba por nos deixar preso a eles, e a desespSanto.erança se torna um valor para gente.

    Mas, pô, os Los Hermanos faz muito falta.

    Abs, e sucesso no novo trampo.


  2. pode deixar que já consertei os erros.
    texto revisado.


  3. A única coisa que resta é ouvir músicas de bandas que já acabaram.
    E ficar esperando pelos lançamentos dessas “bandas indies from UK”.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: